Gerenciar é uma das atividades mais importantes da vida humana. Para atingir objetivos que não poderiam ser alcançados individualmente, as pessoas começaram a formar grupos. Gerenciar tornou-se essencial para garantir a coordenação dos esforços individuais. A gestão se aplica a todos os tipos de organizações e aos gerentes em todos os níveis organizacionais.
Princípios de gestão são agora usados não apenas para a gestão de negócios, mas em todas as esferas da vida, nomeadamente instituições governamentais, militares, sociais e educacionais. Essencialmente, a gestão é o mesmo processo em todas as formas de organização. Mas pode variar muito em sua complexidade com tamanho e nível de organização. A gestão é o elemento vital de qualquer organização.
George R. Terry: “A gestão é um processo que consiste em planejar, organizar, atuar e controlar, realizado para determinar e atingir os objetivos pelo uso de pessoas e recursos”.
O que é Gestão?
Gestão é o ato de reunir as pessoas para atingir metas e objetivos desejados usando os recursos disponíveis de forma eficiente e eficaz. A gestão compreende o planejamento, organização, pessoal, liderança ou direção e controle de uma organização (um grupo de uma ou mais pessoas ou entidades) ou esforço com a finalidade de atingir uma meta. Resourcing engloba a implantação e manipulação de recursos humanos, recursos financeiros, recursos tecnológicos e recursos naturais.
Uma vez que as organizações podem ser vistas como sistemas, a gestão também pode ser definida como ação humana, incluindo design, para facilitar a produção de resultados úteis de um sistema. Essa visão abre a oportunidade de 'gerenciar' a si mesmo, um pré-requisito para tentar gerenciar os outros.
A gestão é uma atividade de grupo: - A gestão é uma parte essencial da atividade de grupo. Como nenhum indivíduo pode satisfazer todos os seus desejos sozinho, ele se une ao seu semelhante e trabalha em um grupo organizado para alcançar o que não pode alcançar individualmente.
A gestão é orientada para os objetivos: - A gestão visa atingir os objetivos económicos e sociais. Ela existe para atingir algumas metas ou objetivos definidos. Os esforços do grupo na gestão são sempre direcionados para a realização de algumas metas predeterminadas.
A gestão é um fator de produção: - A gestão é um fim em si mesmo, mas um meio para atingir os objetivos do grupo. Assim como terra, trabalho e capital são fatores de produção e são essenciais para a produção de bens e serviços.
A gestão é de caráter universal: - A gestão é aplicável em todos os tipos de organização. Sempre que há atividade humana, há gestão. Os princípios básicos da gestão são de aplicação universal e podem ser aplicados em todas as organizações sejam elas empresariais, sociais, religiosas, culturais, desportivas, educativas, políticas ou militares.
A administração é necessária em todos os níveis da organização: - Outra característica importante da administração é que ela é necessária em todos os níveis da organização, por exemplo, nível superior, nível médio e nível de supervisão. A única diferença é a natureza da tarefa e o escopo da autoridade.
A gestão é um processo distinto: - A gestão é um processo distinto realizado para determinar e atingir um objetivo declarado pelo uso de seres humanos e outros recursos. É diferente das atividades, técnicas e procedimentos.
A gestão é um processo social: - A gestão é obter as coisas através dos outros. Isso envolve lidar com pessoas. Os esforços dos seres humanos devem ser dirigidos, coordenados e regulados pela gestão para alcançar os resultados desejados.
A gestão é um sistema de autoridade: - Uma vez que a gestão é um processo de dirigir os homens para realizar uma tarefa, a autoridade para realizar o trabalho de outros está implícita em todo conceito de gestão. A administração não pode atuar na ausência de autoridade.
A gestão é uma função dinâmica: - A gestão é uma função dinâmica e deve ser desempenhada continuamente. Está constantemente envolvida na moldagem da empresa em um ambiente de negócios de cobrança excessiva.
Natureza e características da gestão:
- Deve ser estável.
- Deve ser aplicável a todos os tipos de organizações.
- É transparente.
- As suas abordagens devem ser claras e orientadas para os objetivos.
- Deve ser simples, mas eficaz.
- Deve ser sensível a muitos elementos externos como fatores econômicos, tecnológicos, sociais, políticos e éticos que afetam as áreas de operação.
- Deve ter objetivos bem definidos e meios eficazes para atingir os objetivos.
- Deve ter boas funções de planejamento, organização, pessoal, direção e controle.
- Deve proporcionar um ambiente de trabalho propício.
Escopo de gerenciamento
Gestão pode ser aplicado em qualquer área de negócios e na vida. O seu âmbito vai da autogestão à gestão doméstica e à gestão de grandes escritórios, indústria, organização de um governo, etc.
Áreas funcionais da gestão As
várias áreas funcionais da gestão são:
- Gestão da produção
- Gestão de marketing
- Gestão financeira
- Gestão de pessoas
Gestão da produção
Meios decriação de utilitários convertendo matéria-prima em produto final por vários métodos e regulamentos científicos. É um campo muito importante da gestão. Várias subáreas do departamento de produção são as seguintes:
Layout e localização da planta: Esta área lida com o projeto do layout da planta, decide sobre o localização da planta para vários produtos e fornecimento de várias utilidades da planta.
Planejamento da produção: Os gerentes precisam planejar várias políticas de produção e produção métodos.
Gestão de materiais: Esta área trata da compra, armazenamento, emissão e controle do material necessários para o departamento de produção.
Pesquisa e Desenvolvimento: Esta área trata das atividades de pesquisa e desenvolvimento dofabricação departamento de. O refinamento das linhas de produtos existentes ou o desenvolvimento de um novo produto são as principais atividades.
Controle de qualidade: o departamento de controle de qualidade trabalha para a produção de produtos de qualidade fazendo diversos testes que garantem a satisfação do cliente.
Gestão de marketing
A gestão de marketing envolve a distribuição do produto aos compradores. Pode precisar de uma série de etapas. As subáreas são as seguintes:
Publicidade: Esta área trata da publicidade de produtos, introduzindo novos produtos no mercado por diversos meios e incentivando o cliente a comprar os produtos.
Gestão de vendasgestão de: Avendas lida com a fixação de preços, transferência real de produtos ao cliente após o cumprimento de certas formalidades e serviços pós-venda.
Pesquisa de mercado: Envolve a coleta de dados relacionados à demanda e desempenho do produto pela pesquisa e análise do mercado.
Gestão Financeira e Contábilidade
A gestão financeira e contábilidade com as atividades gerenciais relacionadas à aquisição e utilização de fundos para fins comerciais. Suas subáreas são as seguintes:
Contabilidade financeira: Relaciona-se com a manutenção de registros de várias transações financeiras, suas classificação e preparação de demonstrações financeiras para mostrar a posição financeira da organização.
Contabilidade gerencial: trata da análise e interpretação dos registros financeiros para que a administração pode tomar certas decisões sobre planos de investimento, retorno aos investidores e política de dividendos.
Tributação: Esta área lida com vários impostos diretos e indiretos que uma organização tem que pagar. Custeio: O custeio trata do registro dos custos, sua classificação, análise e controle de custos.
Gestão de Pessoas
A gestão de pessoas é a fase da gestão que trata do uso e controle efetivos da mão de obra. A seguir estão as subáreas da gestão de
pessoal Planejamento de pessoal: Trata-se da preparação do inventário de mão de obra disponível e real exigência dos trabalhadores na organização.
Recrutamento e seleção: trata da contratação e contratação de seres humanos para diversos posições conforme necessário.
Treinamento e desenvolvimento: Treinamento e desenvolvimento trata do processo de tornar o funcionários mais eficientes e eficazes organizando programas de treinamento. Ele ajuda a formar uma equipe de funcionários competentes que trabalham para o crescimento da organização.
Administração de salários: trata do emprego, classificação de mérito dos empregos e elaboração de salários e política de incentivo aos funcionários.
Relação industrial: trata da manutenção da relação geral do empregado, proporcionando boas condições de trabalho e serviços de bem-estar aos empregados.
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