O que é algoritmo em programação ?

É um procedimento passo a passo para resolver um problema.

Uma solução sequencial de qualquer problema escrito em linguagem natural. Usando o algoritmo, o programador grava o programa real.

 

Qual é o objetivo em usar algoritmo?

O principal uso do algoritmo é ajudar-nos a traduzir o inglês( ou uma outra língua ) para a linguagem de programação. É um esboço ou estrutura básica ou lógica do problema.

 

Características do algoritmo

Toda e qualquer instrução deve ser precisa e inequívoca.

Cada tempo de execução da instrução deve ser finalizado.

Deve haver uma condição de rescisão.

Ele deve aceitar 0 ou mais entradas e produzir uma saída obrigatória.

Pode aceitar qualquer tipo de entrada e produzir uma saída correspondente.

 

Maneira geral de escrever o algoritmo

O nome do algoritmo deve ser especificado.

O início do algoritmo deve ser especificado como Iniciar

As descrições de entrada e saída podem ser incluídas.

O número da etapa deve ser incluído para identificação.

Cada etapa pode ter uma nota explicativa fornecida entre colchetes, seguida de operação.

A conclusão do algoritmo deve ser especificada como final ou Parada.

 

Métodos de Representação de Algoritmos

Existem duas formas de representação de algoritmos: 

  1. Fluxograma Representação gráfica
  2. Pseudocódigo (Português estruturado) Representação textual.

o pseudocódigo, a descrição irá depender da linguagem em que o algoritmo estiver a ser escrito, como a nossa língua é o Português, então ele será descrito como ( Português estruturado ), mas se fosse em ingles entao ele seria chamada de (inglês estruturado)


Pseudocódigo ( uma solução para o problema )

 

Definição

É uma série de etapas para resolver um determinado problema escrito usando uma mistura dos idiomas inglês e linguagem de programação(C, Java, Python, Visualg, etc..).

Ele atua como uma ferramenta de solução de problemas.

É o primeiro passo para escrever um programa.

 

Objetivo:

É expressar a solução para um determinado problema usando a mistura do idioma inglês e linguagem de programação (C, Java, Python, etc..). como código.

 

Vantagem

Fácil de escrever e entender

É relativamente fácil converter a solução de descrição em inglês( ou qualquer outra linguagem de programação ) de pequenos programas para o programa( C, Java, Python, etc..).

 

Exemplo-1: adição de dois números

1. Obtenha os números [a, b]
2. Calcular adição [Soma = a + b]
3. Imprima os resultados [Soma]

 

Exemplo-2: área do Círculo

1. Obtenha o raio [r]
2. Área de computação [Área = 3.141 * r * r]
3. Imprima os resultados [Área]

 

Desvantagem

É muito difícil traduzir a solução do problema longo e complexo em inglês para linguagem de programação (C, Java, Python, etc..).

 

Fluxogramas (Flowcharts)

 

Um flowchart é uma representação gráfica de um algoritmo ou programa.

Consiste em sequências de instruções executadas em um algoritmo.

É usado principalmente para ajudar o programador a entender a lógica do programa.

Notações usadas no fluxograma

Os fluxogramas usam formas especiais para representar diferentes tipos de ações ou etapas em um processo. Linhas e setas mostram a sequência das etapas e as relações entre elas. Eles são conhecidos como símbolos de fluxograma.




 



 

Exemplo: pseudocódigo e fluxograma para inserir as dimensões de um retângulo e imprimir sua área.

pseudocódigo

Etapa 1: Iniciar
Etapa 2: [insira os valores de comprimento e largura]
               comprimento de leitura, largura
Etapa 3: [Calcular 'área']
                area = comprimento * largura
Etapa 4: área de exibição
Etapa 5: parar