O que é algoritmo em programação ?
É um procedimento passo a passo para resolver um problema.
Uma solução sequencial de qualquer problema escrito em linguagem natural. Usando o algoritmo, o programador grava o programa real.
Qual é o objetivo em usar algoritmo?
O principal uso do algoritmo é ajudar-nos a traduzir o inglês( ou uma outra língua ) para a linguagem de programação. É um esboço ou estrutura básica ou lógica do problema.
Características do algoritmo
Toda e qualquer instrução deve ser precisa e inequívoca.
Cada tempo de execução da instrução deve ser finalizado.
Deve haver uma condição de rescisão.
Ele deve aceitar 0 ou mais entradas e produzir uma saída obrigatória.
Pode aceitar qualquer tipo de entrada e produzir uma saída correspondente.
Maneira geral de escrever o algoritmo
O nome do algoritmo deve ser especificado.
O início do algoritmo deve ser especificado como Iniciar
As descrições de entrada e saída podem ser incluídas.
O número da etapa deve ser incluído para identificação.
Cada etapa pode ter uma nota explicativa fornecida entre colchetes, seguida de operação.
A conclusão do algoritmo deve ser especificada como final ou Parada.
Métodos de Representação de Algoritmos
Existem duas formas de representação de algoritmos:
- Fluxograma Representação gráfica
- Pseudocódigo (Português estruturado) Representação textual.
o pseudocódigo, a descrição irá depender da linguagem em que o algoritmo estiver a ser escrito, como a nossa língua é o Português, então ele será descrito como ( Português estruturado ), mas se fosse em ingles entao ele seria chamada de (inglês estruturado)
Pseudocódigo ( uma solução para o problema )
Definição
É uma série de etapas para resolver um determinado problema escrito usando uma mistura dos idiomas inglês e linguagem de programação(C, Java, Python, Visualg, etc..).
Ele atua como uma ferramenta de solução de problemas.
É o primeiro passo para escrever um programa.
Objetivo:
É expressar a solução para um determinado problema usando a mistura do idioma inglês e linguagem de programação (C, Java, Python, etc..). como código.
Vantagem
Fácil de escrever e entender
É relativamente fácil converter a solução de descrição em inglês( ou qualquer outra linguagem de programação ) de pequenos programas para o programa( C, Java, Python, etc..).
Exemplo-1: adição de dois números
1. Obtenha os números [a, b]
2. Calcular adição [Soma = a + b]
3. Imprima os resultados [Soma]
Exemplo-2: área do Círculo
1. Obtenha o raio [r]
2. Área de computação [Área = 3.141 * r * r]
3. Imprima os resultados [Área]
Desvantagem
É muito difícil traduzir a solução do problema longo e complexo em inglês para linguagem de programação (C, Java, Python, etc..).
Fluxogramas (Flowcharts)
Um flowchart é uma representação gráfica de um algoritmo ou programa.
Consiste em sequências de instruções executadas em um algoritmo.
É usado principalmente para ajudar o programador a entender a lógica do programa.
Notações usadas no fluxograma
Os fluxogramas usam formas especiais para representar diferentes tipos de ações ou etapas em um processo. Linhas e setas mostram a sequência das etapas e as relações entre elas. Eles são conhecidos como símbolos de fluxograma.
Exemplo: pseudocódigo e fluxograma para inserir as dimensões de um retângulo e imprimir sua área.
pseudocódigo
Etapa 1: Iniciar
Etapa 2: [insira os valores de comprimento e largura]
comprimento de leitura, largura
Etapa 3: [Calcular 'área']
area = comprimento * largura
Etapa 4: área de exibição
Etapa 5: parar
0 Comentários